Reunião pública discute demandas do Cruzeiro

Moradores e gestores participaram da reunião pública para discutir demandas apontadas pelo Câmara em Movimento realizado no Cruzeiro. A reunião ocorreu no dia 3 de setembro, na sala da presidência da Câmara Legislativa do DF e também contou com a presença de representantes da Associação Comercial Empresarial e Industrial do Cruzeiro, Administração Regional do Cruzeiro, Novacap, Secretaria das Cidades (Secid), Secretaria de Cultura (Secult), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Secretaria de Educação (Sedf).

Moradores e gestores participaram da reunião pública

Das 11 demandas apresentadas durante a Sessão do Câmara em Movimento, foram discutidas 8 prioridades definidas pela população. São as seguintes demandas:

1.   Reforma e ampliação do Centro Cultural Rubem Valentim (Biblioteca)
O Administrador Regional informou que os projetos de escoramento e de incêndio estão prontos e que realizará licitação para o escoramento. A Defesa Civil encaminhou os Termos de Notificação nº 122/2018 e 413/2018 e justificou que não foi possível constatar nenhuma evolução das trincas, fissuras e das infiltrações nas áreas afetadas, entretanto não havia sido iniciada nenhuma obra de recuperação (Processo SEI-GDF 00050-00041845/2018-14). A necessidade de prosseguimento nas ações de contenções e reparações das áreas afetadas também foi ratificada pela Defesa Civil.

2.   Melhoria da captação das águas pluviais
A primeira etapa da ação é a contenção da água acumulada entre a Biblioteca, o Centro Cultural e a ARUC e será realizada nos próximos dias pela Novacap. Está em análise o projeto para a 2ª etapa da obra.

3.   Revitalização e cobertura do Cruzeiro Center - Regularização do 3º pavimento do Cruzeiro Center
Para revitalização estão em andamento dois processos, um está na NOVACAP para elaboração do orçamento e o outro na Administração Regional. Quanto à regularização do 3º pavimento, o Iphan ressaltou que está analisando o PPCUB e que, devido à complexidade do projeto, ainda não tem um posicionamento.

4.   Revitalização do Complexo Esportivo (Cruzeiro Novo)
A Novacap disse foi realizada vistoria no local e que o projeto para revitalização está em fase final de elaboração. A prioridade é a cobertura de uma quadra já existente e a construção de um módulo de arquibancada. Também foi informado que existe projeto e recurso para a realização da obra.

5.   Construção da Casa de Cultura do Cruzeiro
A Secretaria de Educação afirmou que a área indicada para construção é de dominialidade da Secretaria e que há uma Lei (Lei nº 1.638, de 09 de setembro de 1997), que destina a área para construção da Casa de Cultura. A Secretaria irá analisar e verificar a possibilidade de cessão da área, referente ao Lote 1 da Quadra 913 do Setor de Habitações Coletivas Econômicas Sul – SHCES do Cruzeiro Novo.

6.   Reforma das quadras poliesportivas e campos de futebol
Segundo a Novacap informou, não há recurso suficiente para atender a todas as ações. Com isso, ficou acordado com a Administração Regional que a prioridade no momento é a cobertura da quadra de esportes existente no Complexo e o complemento das arquibancadas do Ginásio.
Além disso, foi informado que existe uma empresa vencedora da licitação realizada pela Novacap e que estão aguardando os encaminhamentos administrativos para começar a obra.

7.   Ampliação e reorganização da Feira Permanente
A Administração Regional tem o projeto básico, mas falta o projeto executivo que será feito após a conclusão da cobertura da quadra de esportes.

O Câmara em Movimento segue acompanhando os desdobramentos das ações.