Câmara em Movimento retorna ao Paranoá para apresentar resultados

A Câmara Legislativa realizou, na noite do dia 25 de junho, prestação de contas do Câmara em Movimento do Paranoá. O encontro foi realizado para apresentar à comunidade o andamento das demandas prioritárias levantadas durante oficina e sessão ordinária itinerante do Câmara em Movimento, realizadas na cidade entre setembro e outubro de 2017.

Além dos moradores, participaram representantes dos Órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo (SEAGRI, CODHAB, SEE, Adm. Regional do Paranoá, Adm. Regional do Lago Norte, PMDF, SES, TERRACAP), Conselho de Saúde, Conselho de Segurança, Associação dos Comerciantes, Produtores, Floricultores e Artesãos do Paranoá e Associação dos Produtores Rurais.

As dez demandas apresentadas pela comunidade foram:

1. Regularização do Polo de Plantas, gerador de emprego e renda do Paranoá;
2. Destinação de espaço para construção do Galpão do Produtor Rural do Paranoá;
3. Criação de postos de saúde na Área Rural do Paranoá;
4. Reforma do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS PARANOÁ;
5. Reforma das Escolas;
6. Ampliação do Atendimento aos Adolescentes no Programa de Atenção Integral ao Adolescente – PRAIA;
7. Reforma e Compra de Insumos para o Hospital do Paranoá;
8. Construção do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS PARANOÁ;
9. Construção de creches no Paranoá e Área Rural;
10. Segurança Pública – Construção de Posto Policial no Paranoá Parque.

Algumas demandas avançaram muito com o apoio da CLDF, como a regularização do Polo de Plantas. A área será cedida à SEAGRI para a celebração do Termo de Cessão de Uso à Associação dos Comerciantes, Produtores, Floricultores e Artesãos do Paranoá.

Outro exemplo é a destinação de espaço para construção do Galpão do Produtor Rural, onde foi identificada uma área regularizada na poligonal do Lago Norte que atende a necessidade dos produtores e que será cedida à SEAGRI para construção. Também foi destinada emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a elaboração do projeto executivo.

Quanto à demanda de criação de Unidades Básicas de Saúde na área Rural, foi identificado que já existe área cedida para a SES em Buriti Vermelho e o processo para construção da UBS está em andamento. Em Três Conquistas também está em andamento a cessão da área para a SES.

No que se refere à segurança pública no Paranoá Parque, está em análise o Projeto “Ações Comunitárias de Segurança Pública” apresentado pelo Conselho de Segurança.

Para a reforma das escolas, foram destinados recursos do PDAF no valor de R$ 5,3 milhões. Desse total, R$ 2 milhões são decorrentes de emendas parlamentares.

Em relação à reforma do Hospital do Paranoá, está em andamento a ampliação do Centro de Trauma e um novo processo foi aberto para reforma de outras áreas do hospital. A Secretaria de Saúde (SES) se comprometeu a dar celeridade ao levantamento dos custos das obras.

A prestação de contas foi transmitida ao vivo pela a TV Web da Câmara