Moradores de São Sebastião apontam principais demandas da cidade

Lideranças comunitárias e moradores de São Sebastião definiram na manhã deste sábado (2) as dez demandas prioritárias da região administrativa, durante oficina preparatória promovida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. As prioridades serão apresentadas e discutidas na sessão itinerante da CLDF na localidade, que acontecerá no dia 21 de setembro, como parte do projeto "Câmara em Movimento", que percorre as regiões administrativas do DF para dialogar com os cidadãos.
Oficina acontece neste sábado (2), às 8h30

Entre as demandas prioritárias definidas estão, por exemplo, a construção de escolas e creches; a regularização fundiária do Morro da Cruz, Capão Comprido e Vila do Boa, e o asfaltamento da Vila do Boa (confira as demandas abaixo). Durante o processo, os moradores apresentaram demandas gerais para as áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade, infraestrutura, cultura, esporte, lazer e políticas públicas. Em seguida, foram escolhidas as dez prioridades, por meio de votação.
Técnicos da Escola do Legislativo (Elegis) apresentaram palestras sobre orçamento público, funcionamento da Casa e participação social no processo legislativo. O presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), esteve presente e ressaltou a importância da articulação dos moradores na luta por melhorias na cidade. Valle disse disse ser fundamental o acompanhamento e o controle social das ações do Executivo e Legislativo.


Durante a oficina deste sábado, os consultores da Câmara detalharam o processo de apresentação de emendas ao Orçamento do DF, com ênfase nas maneiras como a comunidade pode participar não só da elaboração da Lei Orçamentária, como também nos demais processos legislativos. Os moradores também receberam orientações sobre os conteúdos disponibilizados no site da Casa.



O projeto "Câmara em Movimento" adotou um novo formato a partir deste ano. Agora, além da realização de uma oficina preparatória prévia com as lideranças comunitárias da localidade e da sessão itinerante, o projeto prevê ainda o acompanhamento dos desdobramentos das demandas prioritárias apresentadas. As reivindicações serão acompanhadas de perto pelos deputados distritais durante seis meses, e a meta é, nesse período, encontrar soluções para, no mínimo, 60% delas.

Demandas prioritárias de São Sebastião:
1 – Asfaltamento da Vila do Boa (ruas 1 a 4 e rua São Lucas);
2 – Construção de Centro da Juventude;
3 - Regularização do Morro da Cruz, Capão Comprido e Vila do Boa;
4 – Transformação do espaço do albergue em creche e escola infantil;
5 – Asfaltamento da Vila do Boa até a Estrada do Sol;
6 - Construção de praça para a comunidade (atrás da igreja católica da Vila do Boa);
7 – Saneamento na Vila do Boa;
8 – Asfaltamento da rodovia no Núcleo Rural Capão Comprido;
9 - Aumento de viaturas e policiais;
10 - Mais unidades básicas de saúde.
Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social/CLDF